domingo, 24 de janeiro de 2021

Margarida Cardoso

"A Costa dos Murmúrios" (2004 - 115m)

SINOPSE - Este filme de Margarida Cardoso é uma obra em tudo sólida e consistente: no trabalho da produção, na reconstituição histórica, na interpretação, na fotografia, na banda sonora (com uma bela composição de Bernardo Sassetti). É uma belíssima obra. E, para primeiro filme de ficção, um assombro. -Eduardo Prado Coelho, PÚBLICO

No final dos anos 60, Evita chega a Moçambique para casar com Luís, um estudante de matemática que ali cumpre o serviço militar. Evita rapidamente se apercebe que Luís já não é o mesmo e que, perturbado pela guerra, se transformou num triste imitador do seu capitão, Forza Leal.

Os homens partem para uma grande operação militar no norte. Evita fica sozinha e, no desespero de tentar compreender o que modificou Luís, procura a companhia de Helena, a mulher de Forza Leal. Submissa e humilhada, Helena é prisioneira na sua casa onde cumpre uma promessa. É ela quem revela o lado negro de Luís...

Perdida num mundo que não é o seu, Evita apercebe-se da violência de um tempo colonial à beira do fim.

UM TEMPO DE GUERRA, DE PERDA E DE CULPA. 

REALIZADOR: Margarida Cardoso 

INTÉRPRETES: José Airosa, Beatriz Batarda, Carla Bolito, Dinarte Branco, Monica Calle, Filipe Duarte, Sandra Faleiro, Custódia Galego, João Lagarto, Fernando Luís, Adriano Luz.

VIDEOWidescreen 1.85:1 anamórfico; AUDIOPortuguês Dolby Digital 2.0; LEGENDASFrancês / Inglês

OPÇÕES ESPECIAISEntrevista de Ana Sousa Dias a Margarida Cardoso e Lídia Jorge (40')
. Na Rodagem (15') / Trailer / Cartaz / Fotos

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado; ESTÚDIOFilmes do Tejo; DISTRIBUIÇÃO: Atalanta Filmes

Carlos Coelho da Silva

"Uma Aventura" (2000 - 431m)

SINOPSE 
Compilação dos sete episódios da 1º série. Com a participação especial de Henrique Mendes, Catarina Furtado, José Figueiras, Conceição Lino, Alexandra Fernandes, Júlia Pinheiro, Bárbara Guimarães e Ana Marques.

·  Uma Aventura Na Cidade

·  Uma Aventura Na Biblioteca

·  Uma Aventura Na Escola

·  Uma Aventura No Supermercado

·  Uma Aventura Em Lisboa

·  Uma Aventura No Palácio da Pena

·  Uma Aventura Na Quinta das Lágrimas 

REALIZADOR: Carlos Coelho da Silva 

INTÉRPRETES: Filipa Mendes, Mafalda Mendes, Cristovão Campos, Manuel Moreira, Sandro Silva, Henrique Mendes, João Portugal, Tareca, Catarina Furtado, José Afonso Pimentel, José Figueiras, Rodrigo Saraiva, Conceição Lino, Fátima Lopes, Alexandra Fernandes, Júlia Pinheiro, Bárbara Guimarães, Ana Marques, Sara Norte, Liliana Campos.

VIDEOStandard 1.33:1 [4:3]; AUDIOPortuguês Dolby Digital 2.0; LEGENDASPortuguês

OPÇÕES ESPECIAISMenus Interactivos; Índice de Cenas; DISCOS/LADOS7 discos de 1 lado

ESTÚDIO(S)SIC Home Video; DISTRIBUIÇÃOLusomundo Audiovisuais, SA


"Uma Aventura Alarmante" (2004 - 65m)

SINOPSE: Pedro convida os seus companheiros de sempre - Chico, João, Teresa e Luísa - para irem acampar. Tudo corre bem até ao momento em que os jovens descobrem que a região está a ser ameaçada por um grave surto de febre tifóide. Para piorar mais as coisas... João adoece!
o fim-de-semana na barragem transforma-se num autêntico pesadelo! Chico, Pedro Teresa e Luísa são informados de que o João está com febre tifóide.
Empenhados em fazer alguma coisa pelo amigo, os quatro jovens oferecem-se para ajudar o doutor Natércio e a equipa médica a descobrir o que está a espalhar a doença. Será que vão conseguir? 

REALIZADORES: Carlos Coelho da Silva, Nuno Vieira. 

INTÉRPRETES: Marco António, Francisco Areosa, Ricardo Carriço, João Didelet, Vítor Espadinha, Diana Figueiredo, Maria Figueiredo, Margarida Miranda, Pedro Nolasco, André Patrício, Rudy Rocha.

 VIDEOStandard 1.33:1 [4:3]; AUDIOPortuguês Dolby Digital 2.0; LEGENDASnenhuma

OPÇÕES ESPECIAISMenus Interactivo; Selecção de Cenas; DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado

ESTÚDIO(S)SIC Home Video; DISTRIBUIÇÃOSom Livre


"O Crime do Padre Amaro" (2005 - 102m)

SINOPSEUMA HISTÓRIA DE AMOR E DESEJO (O MAIOR ÊXITO DO CINEMA PORTUGUÊS)

Nesta adaptação aos tempos modernos da emblemática obra de Eça de Queirós, o realizador trás até nós uma história inspirada no perfume de um romance proibido, na luta entre o bem e o mal, de valores, honra e a controvérsia da dignidade.
Reunindo um elenco de grandes actores onde pontuam os já consagrados Ruy de Carvalho, Nicolau Breyner e Rogério Samora entre outros, os estreantes na sétima arte, Soraia Chaves e Jorge Corrula dão corpo aos protagonistas desta trama. Um padre jovem num bairro suburbano de Lisboa. Uma jovem sensual e sedutora. Amaro faz de tudo para resistir à tentação, mas Amélia não desiste. Será que um homem de Deus consegue vencer o desejo carnal? 

REALIZADOR: Carlos Coelho da Silva 

INTÉRPRETES: Soraia Chaves, Jorge Corrula, Nicolau Breyner, Nuno Melo, Glória Férias, Ruy de Carvalho, Hugo Sequeira, Cláudia Semedo, João Lagarto, José Wallenstein.

VIDEOWidescreen 1.85:1 anamórfico; AUDIOInglês Dolby Digital 5.1; LEGENDASnenhuma

OPÇÕES ESPECIAIS. A História por Detrás do Filmes (Descubra a evolução de todo o projecto, desde a adaptação literária, criação do argumento, casting, preparação, rodagem, pós-produção, estrevistas aos actores e muito mais!)
. A Antestreia / Cenas Cortadas / Em Filmagens (veja como foram filmadas algumas das cenas mais marcantes do filme: "Chuva", "Comboios" e "Perseguição") / . Videoclip "O Crime do Padre Amaro" / Galeria de Fotografias / . Trailers

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado; ESTÚDIO(S)SIC; DISTRIBUIÇÃOLusomundo Audiovisuais, SA

Perdigão Queiroga

"Sonhar É Fácil" (1951 - 94m)

SINOPSE - O senhor Silva sempre teve um sonho: viver no campo e tornar-se agricultor. E um belo dia esse sonho torna-se realidade: uma velha tia deixa-lhe em herança uma quinta. Por isso ele deixa para trás o seu andar alugado em Lisboa e com a mulher e a filha parte imediatamente para a sua nova vida. Mal lá chegado, descobre que afinal nem tudo são rosas, sobretudo por causa de um vizinho industrial rico que estraga a vida a toda a aldeia.
Mas o senhor Silva não é homem de desistir e surge-lhe a ideia de formar uma cooperativa popular que vai dar a volta à situação... 

REALIZADOR: Perdigão Queiroga 

INTÉRPRETES: António Silva, Laura Alves, Emilio Correia, Eugénio Salvador, Emilia Villas, Maria Olguim, Vasco Morgado, Augusto Fraga, Artur Agostinho.

VIDEOStandard 1.33:1 [4:3] Preto e branco; AUDIOPortuguês Mono; LEGENDASnenhuma

OPÇÕES ESPECIAISFotos / Cartaz / Capítulos; DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado

ESTÚDIOLisboa Filme / Madragoa FilmesDISTRIBUIÇÃOAtalanta Filmes


"Os Três da Vida Airada" (1952 - 94m)            

SINOPSE. Uma comédia ambientada na nova Lisboa moderna dos anos 50 e em que acompanhamos as aventuras e desventuras de um trio de amadores de teatro. Lucas é viúvo e vive com a sua afilhada, Lena. Dono de uma tipografia, Lucas é inseparável do seu empregado Lico. E os três ocupam todo o seu tempo com o amor à arte do palco num clube de bairro, onde ensaiam uma comédia musical, até ao dia em que são apresentados a um empresário, Rui Seabra, que lhes promete carreira e fama no teatro. Mas Lena e Rui apaixonam-se, para desespero de Lico, e a confusão instala-se... 

REALIZADOR: Perdigão Queiroga 

INTÉRPRETES: Milú, António Silva, Eugénio Salvador, Vasco Morgado, Maria Luísa, Andrade e Silva, Mário Alberto, Lili Neves.

VIDEOStandad 1.33:1 [4:3]; Preto e branco; AUDIOPortuguês Mono; LEGENDASInglês

OPÇÕES ESPECIAISFotos / Cartaz / Filmografia Perdigão Queiroga / Capítulos

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado, ESTÚDIOLisboa Filme / Madragoa FilmesDISTRIBUIÇÃOAtalanta Filmes

Marco Martins

"Alice" (2005 - 101m)

SINOPSE - "uma reflexão sobre o poder da imagem e a solidão do indivíduo"
-jean-luc douin, le monde

"Um objecto incomum no cinema português e uma admirável interpretação de Nuno Lopes" -Kathleen Gomes, Público

Passaram 193 dias desde que Alice foi vista pela última vez.
Todos os dias Mário, o seu pai, sai de casa e repete o mesmo percurso que fez no dia em que Alice desapareceu.
A obsessão de a encontrar leva-o a instalar uma série de câmaras de vídeo que registam o movimento das ruas. No meio de todos aqueles rostos, daquela multidão anónima, Mario procura uma pista, uma ajuda, um sinal...
A dor brutal causada pela ausência de Alice transformou Mário numa pessoa diferente mas essa procura obstinada e trágica, ê talvez a única forma que ele tem para continuar a acreditar que um dia Alice vai aparecer.

Elogiado pelo público e pela critica nacional e internacional, "Alice", o primeiro filme de Marco Martins, é uma obra-prima do cinema português contemporâneo premiado em vários festivais de cinema. A história retrata, de forma singular, o amor de um pai por uma filha e o sofrimento provocado pela sua ausência. A beleza da música de Bernardo Sasseti combina na perfeição com os ambientes do filme e com os desempenhos, absolutamente notáveis de Nuno Lopes e Beatriz Batarda. 

REALIZADOR: Marco Martins 

INTÉRPRETES: Nuno Lopes, Beatriz Batarda, Miguel Guilherme, Ana Bustorff, Laura Soveral, Gonçalo Waddington, Carla Maciel, José Wallenstein, Clara Andermatt, Ivo Canelas, Teresa Faria, Carlos Santos.

VIDEOWidescreen 1.85:1 anamórfico; AUDIOPortuguês Dolby Digital 5.1; LEGENDAS: Inglês / Francês / Espanhol

OPÇÕES ESPECIAIS8 Cenas Cortadas / Making Of "Alice / "Por Outro Lado" RTP / 
"Globos de Ouro 2006" SIC / Biografias / Conteúdos DVD-ROM / Trailer

DISCOS/LADOS: 2 discos de 1 lado; ESTÚDIO(S)Clap Filmes / Madragoa Filmes / RTP VídeosDISTRIBUIÇÃO: Lusomundo Audiovisuais, SASITE OFICIALwww.madragoafilmes.pt/alice


Rui Simões

"Deus Pátria Autoridade" (1976 - 100m)

SINOPSEINCLUI 30' DE EXTRAS INÉDITOS

A partir do célebre discurso de Salazar feito em 1936 o filme procura de forma didáctica mostrar os alicerces do regime fascista durante os 48 anos da sua existência até ao 25 de Abril de 1974.
O funcionamento da sociedade portuguesa e a sua história desde desde 1910, a ideologia salazarista, o apoio à Igreja, a repressão e a guerra colonial até à libertação de Abril são os temas principais.

Realização, Argumento e Produção: Rui Simões; Imagens: Gérard Collet, Acácio de Almeida, José Reynes; Banda Sonora: Luís Martins Saraiva; Montagem: Dominique Rolin; Documentos de Arquivo: RTP 

REALIZADOR: Rui Simões 

INTÉRPRETES: Rui Paulo da Cruz (texto e narração).

VIDEOStandard 1.33:1 [4:3] Preto e branco; AUDIOPortuguês Dolby Digital 2.0; LEGENDASnenhuma

OPÇÕES ESPECIAISMenus Interactivos / Índice das Cenas / Trailer / Entrevistas/ Equipa de Filmagens

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado

ESTÚDIO(S)Instituto Português de Cinema / Radiotelevisão PortuguesaDISTRIBUIÇÃOCosta do Castelo Filmes, SA


"Bom Povo Português" (1981 - 135m)

SINOPSE - Inclui até 45' de Extras Inéditos

O filme procura traçar a história entre o 25 de Abril de 1974 e 25 de Novembro de 1975, tal como ela foi sentida pela equipa que, ao longo deste processo, foi ao mesmo tempo espectador, actor, participante, mas que, sobretudo, se encontrava totalmente comprometida com o processo revolucionário em curso.

PRÉMIOS

·  Prémio do Público e Prémio da Crítica para o "Melhor Filme" na 4ª Mostra Internacional de São Paulo, 1980.

·  Prémio "Imagens e Documentos" no Festival Internacional da Figueira da Foz, 1980.

·  Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Cartagena das Índias (Colômbia), 1981.

Interpretação: Augusto Figueiredo, Cecília Guimarães, Helder Costa, Manuel Martins, Adérito Lopes, Dina Mendonça, João Vaz, Manuela Serra, Maria Angelino Oliveira / Realização, Argumento e Produção: Rui Simões / Texto: Teresa Sá / Narrador: José Mário Branco / Imagens: Gérard Collet, Acácio de Almeida, José Reynes, Mário Cabrita Gil, Russell Parker, José Luís Carvalhosa / Som: Luís Martins Saraiva, Rui Simões, Richard Verthé, Carlos Alberto Lopes, Paola Porru, José Loupa / Banda Sonora: Luís Martins Saraiva / Montagem: Dominique Rolin 

REALIZADOR: Rui Simões 

INTÉRPRETES: Augusto Figueiredo, Cecília Guimarães, Helder Costa, Manuel Martins, Adérito Lopes, Dina Mendonça, João Vaz, Manuela Serra, Maria Angelino Oliveira.

VIDEOStandard 1.33:1 [4:3] Preto e branco; AUDIOPortuguês Dolby Digital 2.0; LEGENDASnenhuma

OPÇÕES ESPECIAISMenus Interactivos / Índice de Cenas / Comícios / Trailer / Fotos da Equipa

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado; ESTÚDIO(S)Instituto Português do Cinema; DISTRIBUIÇÃOCosta do Castelo Filmes, SA


Manuel Guimarães

 "O Crime de Aldeia Velha" (1964 - 116m)

SINOPSE: Joana vive em Aldeia Velha e é a rapariga mais bonita da terra. Por isso, desperta sentimentos fortes em todos os habitantes da aldeia: grandes paixões nos rapazes, que disputam o seu amor - por vezes indo até à luta física - e grande inveja nas outras mulheres, que a acusam de estar possuída pelo demónio e de trazer todas as desgraças para as suas vidas. Entretanto, chega um novo padre à aldeia, que decide defender Joana das acusações que lhe são feitas e enfrentar as mulheres, incluindo a sua própria mãe. 

REALIZADOR: Manuel Guimarães 

INTÉRPRETES: Miguel Franco, Barbara Laage, Maria Olguim, Rogério Paulo, Mário Pereira, Clara Rocha, Maria Schultz.

VIDEOWidescreen 2.35:1 anamórfico / Preto e branco; AUDIOPortuguês Mono

LEGENDASnenhuma; OPÇÕES ESPECIAISFotos / Cartaz / Capítulos; DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado

ESTÚDIOProduções Cunha Telles / Madragoa FilmesDISTRIBUIÇÃOAtalanta Filmes

José Miguel Ribeiro

"As Coisas lá de Casa" ( - 80m)

SINOPSE - 26 Episódios de 2'30" 26 histórias contadas em plasticina, para crianças até aos 6 anos, cujos personagens principais são as coisas lá de casa, a tesoura e a agulha, a roupa e as molas, o lápis e a borracha...
Na verdade, os objectos com que os mais novos realmente se entretêm para aprenderem a crescer imitando os mais velhos. 

REALIZADOR: José Miguel Ribeiro

VIDEOStandard 1.33:1 [4:3]; AUDIOPortuguês Dolby Digital 2.0 / Inglês Dolby Digital 2.0 / Francês Dolby Digital 2.0

LEGENDASPortuguês / Inglês / Francês

OPÇÕES ESPECIAIS"As Coisas Lá de Casa" - 26 episódios x 2'30" / Percurso e prémios da série / "A Torrada e a Torradeira" e "O Aspirador e o Tapete" (sonorizações recriadas) / Making Of da Série / Storyboard da Série

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado; ESTÚDIO(S)Zeppelin Filmes / RTP VídeosDISTRIBUIÇÃOZeppelin Filmes


"A Suspeita" (2000 - 90m)

SINOPSE - Inclui a curta-Metragem "Abraço do Vento" de homenagem a Carlos Paredes

Um compartimento de comboio,
quatro pessoas, um revisor,
um canivete de Barcelos
e um potencial assassino.

Chegarão todos ao fim da viagem? 

REALIZADOR: José Miguel Ribeiro 

INTÉRPRETES (VOZES): Dora Bernardo, João Catarino, Mafalda Vilhena, Paulo Raposo, Teresa Corte Real, Vítor.

VIDEOStandard 1.33:1 [4:3]; AUDIOPortuguês Dolby Digital 2.0 / Inglês Dolby Digital 2.0

LEGENDASInglês / Francês / Espanhol

OPÇÕES ESPECIAIS A Suspeita - Versão original - 25' / A Suspeita - Versão realizador - 17'
. Making of - 25' / Storyboard / Trailers / Percurso / outros Filmes:
   - Ovos
   - Timor Lorosae
   - Spot Cinanima
   - Spot Almada Sem Carros
. Um episódio da série "As Coisas Lá de Casa"
. Curta-Metragem "Abraço do Vento" de homenagem a Carlos Paredes

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado; ESTÚDIO(S)Zeppelin Filmes / RTP VídeosDISTRIBUIÇÃOZeppelin Filmes


José Carlos de Oliveira

"Inês de Portugal" (1997 - 84m)

SINOPSEA MAIS LOUCA PAIXÃO DA NOSSA HISTÓRIA

O tratamento dramático dos elementos que deram origem ao mito, trazem uma nova dimensão às personagens deste drama. Inês de Castro uma mulher profundamente apaixonada por D. Pedro. Mas que tem um plano político e a inteligência e determinação para o aplicar. Até a morte brutal que o interesse do Reino lhe impõe. D. Pedro, após viver a paixão com Inês, não mais perdoará a quem lha tirou. Governará obcecado pela vingança, pairando entre o mel das memórias e a dor da eterna, definitiva ausência da sua grande paixão. Até à vingança final, efémera. 

REALIZADOR: José Carlos de Oliveira 

INTÉRPRETES: Cristina Homem de Mello, Heitor Lourenço, Carlos Cabral, Afonso Melo, Rogério Jacques, Jorge Parente, Peter Michael, Carlos Aurélio, Alberto Villar, Isabel Neves, António Semedo, Manuela Carona, Rui Filipe Torres, Leonor Lains, Eva Cabral, José Leitão, Sofia Luckéni, João Vaz, João Didelet, Miguel de Oliveira, João Santos, Tobias Monteiro, Ruy de Carvalho, Ricardo de Oliveira, Aissa Kalinowski.

VIDEOWidescreen 1.78:1 não anamórfico; AUDIOPortuguês Dolby Digital 2.0; LEGENDASInglês

OPÇÕES ESPECIAISMenus Interactivos / Selecção de Cenas / Comentários do Realizador / Trailers

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado; ESTÚDIO(S)IPACA / Imagemreal / Radiotelevisão Portuguesa

DISTRIBUIÇÃOLusomundo Audiovisuais, SA


Preto e Branco" (2003 - 102m)

SINOPSE - Um Homem Branco, 46 anos, que nunca conheceu a Metrópole, nascido e criado em Moçambique, sargento na unidade de tropas especiais do exército colonial português.
Um Homem Negro, 27 anos, que não conheceu África, criado em Lisboa, finalista de engenharia no Instituto Superior Técnico, entusiasta dos ideais de esquerda.
Os dois encontram-se em Moçambique, em plena guerra colonial, quando o Homem Branco, na conclusão de uma operação especial no mato captura o Homem Negro, acabado de chegar a África como voluntário para a luta dos movimentos de libertação.
Perdidos em território de guerra, os dois encetam uma caminhada em busca do aquartelamento colonial mais próximo. Durante essa caminhada encontram uma Enfermeira do exército português, alferes, também perdida no mato. A inversão das características destas personagens dá uma nova perspectiva da guerra colonial portuguesa e leva ao absurdo as razões de todas as guerras, do racismo e da posse da terra. 

REALIZADOR: José Carlos de Oliveira 

INTÉRPRETES: Cristina Homem de Mello, Luís Sarmento, Ângelo Torres, Jorge Parente.

VIDEO: Widescreen 1.85:1 anamórfico; AUDIOPortuguês Dolby Digital 5.1; LEGENDAS: Inglês

OPÇÕES ESPECIAIS: Menus Interactivos / Selecção de Cenas / Making Of / Comentários Áudio do Realizador José Carlos de Oliveira / TV Spots / Trailers

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado; ESTÚDIO(S)Radiotelevisão PortuguesaDISTRIBUIÇÃOLusomundo Audiovisuais, SA


"Um Rio" (2005 - 107m)

SINOPSE"Cada um descobre o seu anjo tendo um caso com o demónio"

Adaptação do romance de Mia Couto
«Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra».

Quando a pá do coveiro se quis enterrar na terra, para tapar a cova onde ficaria sepulto o cadáver de Dito Mariano, embateu numa superfície inexpugnável e rija como aço. A tempestade raiou no céu e um pasmo trespassou os elementos da família presentes no enterro.

Os rumores tomaram conta de "Luar do Chão", a ilha onde o patriarca Dito Mariano era "o homem de todas as mulheres". Para mais, o cadáver exibia o rictus sorridente a que Dito, em conversa com o Padre Nunes e o taberneiro Tuzébio, chamara "o sorriso da Mona Lisa", que "só se desata quando se chegou à cifra de cem mulheres".

De quem seria a culpa da terra não abrir, das alterações climatéricas, daquele "riso do Diabo", segundo Admirança, a cunhada? A discórdia eclode entre as mulheres.
Dulcineusa, a matriarca da família, sentencia: "A terra não abre porque há segredo por desfazer". 

REALIZADOR: José Carlos de Oliveira 

INTÉRPRETES: Anabela Moreira, Jorge Mota, Cândida Bila, Mariana Coelho, Paula Guedes, Jorge Loureiro, Ana Magaia, Isaac Mandlate, Ana Paula Mota.

VIDEOWidescreen 1.78:1 anamórfico;AUDIOPortuguês Dolby Digital 5.1; LEGENDASInglês

OPÇÕES ESPECIAISMenus Interactivos / Selecção de Cenas / Trailer

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado; ESTÚDIO(S)Cinemate / Marginal Filmes; DISTRIBUIÇÃOLusomundo Audiovisuais, SA

Catarina Ruivo

 "André Valente" (2004 - 71m)

SINOPSE - Um filme sóbrio e rigoroso, capaz de construir um olhar sobre a infância que a devolve como idade complexa e assombrada. É uma primeira obra suficientemente madura para que se fique atento ao futuro de Catarina Ruivo. -Luís Miguel Oliveira, PÚBLICO

É quase Natal! Gostava que o meu pai chegasse a tempo do Natal com todas as prendinhas que lhe pedi. Queria que ele desta vez ficasse por muito tempo e que não se zangasse com a minha mãe. Espero que na escola os miúdos parem de me chatear no recreio e que a Susana nunca deixe de ser minha amiga. Quero que ela vá comigo à casa abandonada. Ontem voltei a ver lá luz. Preciso também de contar à Susana um mistério que descobri. O meu vizinho da frente sai todos os dias à mesma hora de fato de treino e fala uma língua esquisita. Podíamos segui-lo para ver onde é que ele vai... 

REALIZADOR: Catarina Ruivo 

INTÉRPRETES: Leonardo Viveiros, Rita Durão, Dmitry Bogomolov, Pedro Lacerda, Camila Bessa, Ricardo Aibéo.

VIDEOWidescreen 1.66:1 anamórfico; AUDIOPortuguês Dolby Digital 2.0; LEGENDAS: Francês / Inglês

OPÇÕES ESPECIAISEntrevista com Catarina Ruivo (18') / Comentário de Alberto Seixas Santos (9') / Trailer / Cartaz / Fotos

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado; ESTÚDIOClap Filmes / Madragoa FilmesDISTRIBUIÇÃOAtalanta Filmes

Jorge Paixão da Costa

 O Mistério da Estrada de Sintra" (2007 - 98m)

SINOPSEFILMES DE FUNDO,
ANIMATÓGRAFO 2 E MOONSHOT APRESENTAM

// PRÉMIO // MELHOR FICÇÃO-DETECTIVE // FEST MOSCOVO //

// GLOBOS DE OURO SIC // MELHOR ACTOR // IVO CANELAS //

"... UMA IMPECÁVEL RECONSTITUIÇÃO DE ÉPOCA..." -Jorge Leitão Ramos, Expresso

Verão de 1870. Dois escritores.
Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão escrevem um policial a quatro mãos para o Diário de Noticias. Ramalho é raptado. O desafio está lançado.
As personagens parecem reais e as perseguições não param. Quem ameaça os escritores? Será o Conde ou o primo Vasco? Conseguirá a Condessa viver o seu amor?
Quem conquista a sedutora Cármen?
O folhetim avança e Lisboa entra em alvoroço.
Sucedem-se ameaças, duelos, intrigas e sexo numa crítica à sociedade portuguesa da época. Um filme onde o amor é mais forte do que a tradição, a intriga escapa às evidências e tudo corre freneticamente, como num jogo. 

REALIZADOR: Jorge Paixão da Costa 

INTÉRPRETES: Ivo Canelas, António Cerdeira, Bruna Di Tullio, Rogério Samora, José Pedro Vasconcelos, Gisele Itié, Flávio Galvão, James Weber-Brown, Nicolau Breyner.

VIDEOWidescreen 1.78:1 anamórfico; AUDIOPortuguês Dolby Digital 2.0;LEGENDAS: Português / Inglês

OPÇÕES ESPECIAISComentário Áudio do Realizador; Cenas Cortadas; Final Alternativo; Recriar uma Época (15 min.); Documentário de Produção (32 min.); Galeria de Cartazes; Biografias de Eça e Ramalho; Trailers

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado

ESTÚDIO(S)ICAM / Animatógrafo II / Filmes de Fundo / Moonshot Pictures / Agência Nacional do Cinema

DISTRIBUIÇÃOLusomundo Audiovisuais, SA


Solveig Nordlund

"Aparelho Voador a Baixa Altitude" (2002 - 80m)

SINOPSE - ADAPTAÇÃO A PARTIR DO CONTO HOMÓNIMO DE J.G. BALLARD O MESMO AUTOR DE IMPÉRIO DO SOL E CRASH

Num futuro próximo, o mundo não é muito diferente do que é hoje, com uma excepção... Há muito poucas pessoas. E nenhuma criança. A raça humana está a caminho da extinção. Por alguma razão as mulheres já não engravidam. As poucas que o conseguem só geram seres mutantes que são imediatamente eliminados pelas autoridades. Judite Foster é fértil: já engravidou por seis vezes. De cada vez, os obrigatórios testes de gravidez mostram que se trata de um mutante e Judite foi forçada a abortar. Agora ela engravida novamente. E pensa - e se os complicados testes que fazem ao feto forem a causa das mutações? Ela e o seu marido, André, fogem da cidade para um hotel numa pequena e decadente estância balnear, na orla do continente, onde não há polícia e não há lei. Lá, Judite fica ao cuidado do enigmático Doutor Gould, que desaparece frequentemente no seu pequeno avião. Onde vai Gould? O que anda a fazer? Os temas do nascimento e da vida, da morte e do futuro misturam-se quando Judite finalmente dá à luz. Só agora Judite e André compreendem que é Gould que detém a chave da sua salvação. Só agora compreendem o significado dos vôos de Gould. A solução é absolutamente estranha e animadora. Um novo mundo está a nascer, e Judite e André têm um papel na sua criação.

Argumento: Solveig Nordlund, Colin Tucker, Jeanne Waltz
Fotografia: Acácio de Almeida; Música: Johan Zachrisson; Produção: Filmes do Tejo, Maria João Mayer, François d'Artemare; Apoio financeiro: MC/ICAM, Svenska Filminstitutet; Tradutor: Storyline Audiovisuais Lda. 

REALIZADOR: Solveig Nordlund 

INTÉRPRETES: Margarida Marinho, Miguel Guilherme, Rui Morrison, Rita Sá, Canto e Castro, Isabel de Castro.

VIDEOStandard 1.33:1 [4:3]; AUDIOPortuguês Dolby Digital 2.0; LEGENDASnenhuma

OPÇÕES ESPECIAISÍndice das Cenas / "O Futuro foi Ontem" um documentário de Solveig Nordlund sobre o escritor J.G. Ballard

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado; ESTÚDIOICAM / Filmes do Tejo / RTP / Svenska Filminstitutet / Torromfilm

DISTRIBUIÇÃOCosta do Castelo Filmes, SA


"A Filha" (2003 - 93m)

SINOPSE - Ricardo Monteiro, 45 anos é um produtor de televisão de sucesso, que acaba de receber um prémio para o programa mais popular do ano, quando a filha Leonor lhe faz um ultimato.
Ou regressa a casa nessa noite para celebrar o seu 18º aniversário, ou nunca mais a vê. Ricardo tem outros compromissos e quando regressa no dia a seguir a casa está vazia!
Sara, uma rapariga da mesma idade de Leonor, entra em contacto com Ricardo e diz-lhe que o pode ajudar a encontrá-la. Juntos começam a procurá-la em bares e locais nocturnos que Ricardo nunca associara à filha. Aos poucos, a imagem que tinha de Leonor começa a mudar, tornando-se mais parecida com a de Sara. E esta, que ambiciona ser apresentadora de um dos programas de Ricardo, encoraja-o, fazendo de conta que é Leonor. Na mente de Ricardo, Sara torna-se mesmo Leonor. Quando ele a fecha no quarto de Leonor, Sara começa a perceber porque razão ela se foi embora... 

REALIZADOR: Solveig Nordlund 

INTÉRPRETES: Nuno Melo, Joana Bárcia, Margarida Marinho, Cecília Guimarães, João Cardoso, Ana Zanatti, Claúdio da Silva.

VIDEOWidescreen 1.85:1 não anamórfico; AUDIOPortuguês Dolby Digital 2.0; LEGENDAS: Português / Inglês / Francês / Sueco

OPÇÕES ESPECIAISMenus Interactivos / Índice de Cenas / Trailers / Entrevistas com Actores / Entrevista com Realizador / Música / Banda Sonora / Curta-Metragem

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado; ESTÚDIOCine-Qua-Non; DISTRIBUIÇÃOLusomundo Audiovisuais, SA