Manoel de Oliveira
"Non, ou a Vã Glória de Mandar" (1990 - 108m)
SINOPSE. "Non" é uma notável e muito pessoal reflexão de Manoel de Oliveira sobre a identidade e o destino português. Primeiro filme que aborda a memória da guerra colonial, evocando diversos pontos de viragem da nossa história, e também a reflexão sobre o destino de um país, cujos homens quiseram sempre ir mais além, e que depois de 1974 se vê reconduzido às suas fronteiras originais.
VIDEO: Widescreen 1.66:1 anamórfico; AUDIO: Português Dolby Stereo / Francês Dolby Stereo / Inglês Dolby Stereo
LEGENDAS: Português / Espanhol / Francês / Inglês / Italiano
OPÇÕES ESPECIAIS: Capítulos / Entrevistas a Manoel de Oliveira e actores / Trailer / Filmagens da Rodagem / Filmografia do Realizador / Imprensa
DISCOS/LADOS: 1 disco de 1 lado
ESTÚDIO: Madragoa Filmes; DISTRIBUIÇÃO: Atalanta Filmes
Vale Abraão" (1993 - 210m)
SINOPSE (Cannes 93 - Menção Especial da Quinzena dos Realizadores)
Vale Abraão é a história de Ema, uma mulher de uma beleza ameaçadora.
Para Carlos, o marido com quem casou sem amor, "um rosto como o seu pode justificar a vida de um homem". O seu gosto pelo luxo, as ilusões que tem na vida, o desejo que inspira aos homens, fazem-lhe valer o epíteto de "A Bovarinha".
Conhecerá três amantes, mas esses amores sucessivos não conseguem suster um sentimento crescente de desilusão que a leva a definir-se como nada mais que "um estado de alma em balouço". Ema morrerá - "acidentalmente? Quem sabe?" - num dia de sol radioso, depois de se ter vestido como se fosse para ir a um baile.
VIDEO: Widescreen 1.66:1 anamórfico; AUDIO: Português Dolby Digital 2.0; LEGENDAS: Português; Espanhol; Francês; Inglês; Italiano
OPÇÕES ESPECIAIS: Entrevistas: Agustina Bessa-Luís, Leonor Silveira / Trailer / Imagens
"Sobre o filme" / DVD-ROM (dossier de imprensa, imagens, ficha técnica e artística, site oficial)
DISCOS/LADOS: 1 disco de 1 lado
ESTÚDIO: Gémini Films/Light Night/Madragoa Filmes; DISTRIBUIÇÃO: Atalanta Filmes
"A Caixa" (1994 - 92m)
SINOPSE - QUINZENA DOS REALIZADORES - FESTIVAL DE CANNES 1994
O filme A CAIXA é uma adaptação à maneira de uma parábola, tirada da peça homónima de Prista Monteiro. A acção concentra-se nas escadinhas dum bairro pobre e conta a derradeira desventura dum velho cego a quem já por uma vez lhe roubaram a caixa de esmolas - seu ganha-pão oficializado. A filha, para além dos trabalhos de casa, afadiga-se com roupas que passa a ferro para fora. O homem, dela, um marginal desempregado como outros tantos dos seus amigos, vive às custas da caixa do cego, que agora é roubada pela segunda vez. O caso levanta grande conflito que desanda em tragédia, a qual, por ironia do destino acaba por libertar a filha da anterior carga familiar e...
REALIZADOR: Manoel de Oliveira
INTÉRPRETES: Luís Miguel Cintra, Glicínia Quartin, Ruy de Carvalho, Beatriz Batarda, Diogo Dória, Isabel Ruth, Filipe Cochofel, Sofia Alves, Mestre Duarte Costa, Paula Seabra, Miguel Guilherme, Antonio Fonseca, Rogério Samora.
VIDEO: Widescreen 1.66:1 anamórfico; AUDIO: Português Dolby Digital 2.0; LEGENDAS: Inglês / Francês
OPÇÕES ESPECIAIS: Fotos / Cartaz / Filmografia MO / Capítulos / Trailers
DISCOS/LADOS: 1 disco de 1 lado
ESTÚDIO: Gémini Films / La Sept Cinéma / Madragoa Filmes; DISTRIBUIÇÃO: Atalanta Filmes
"A Carta" (1999 - 105m)
SINOPSE - Prémio do Júri - Festival de Cannes 1999
O filme A CARTA é uma transposição inspirada no romance do século XVII, "La Princesse de Clèves", de Madame de La Fayette, e recriado nos dias de hoje. Mantendo o mesmo pundonor da personagem principal, que na versão A CARTA é simplesmente a Senhora de Clèves, uma vez que a acção já não é entre príncipes, mas num meio de alta sociedade dos dias de hoje.
A história desta princesa evidencia um coração que logo se sente invulgar e que por tão verdadeiro se faz ainda mais fascinante e enriquecedor do drama e personagens.
VIDEO: Widescreen 1.66:1 anamórfico; AUDIO: Francês Dolby Digital 2.0; LEGENDAS: Português / Francês / Espanhol / Inglês
OPÇÕES ESPECIAIS: Prémio do Júri em Cannes / "MOMENTO": uma canção de Pedro Abrunhosa, realizado por Manoel de Oliveira / Entrevista com Manoel de Oliveira / Depoimento de Pedro Abrunhosa / Na rodagem / Antestreia / Trailers / Imagens / DVD-ROM (ficha técnica e artística, imagens, dossier de imprensa, site oficial)
DISCOS/LADOS: 1 disco de 1 lado
ESTÚDIO: Gémini Films / Wanda Films S.L. / Madragoa Filmes; DISTRIBUIÇÃO: Atalanta Filmes
"Palavra e Utopia" (2000 - 130m)
SINOPSE - Em 1663, o Padre António Vieira é chamado a Coimbra para comparecer diante do Tribunal do Santo Ofício, a terrível Inquisição. As intrigas da corte e uma desgraça passageira enfraquecem a sua posição de célebre pregador jesuíta e amigo íntimo do falecido rei D. João VI.
Perante os juizes, o Pade António Vieira revê o seu passado: a juventude no Brasil e os anos de noviciado na Bahia, a sua ligação à causa dos índios e os seus primeiros sucessos no púlpito.
Impedido de falar pela Inquisição, o pregador refugia-se em Roma, onde a sua reputação e êxito são tão grandes que o Papa concorda em não o retirar da sua jurisdição. A raínha Cristina da Suécia, que vive em Roma desde a abdicação do trono, prende-o na corte e insiste em torná-lo seu confessor.
Mas as saudades do seu país são mais fortes e Vieira regressa a Portugal. Só que a frieza do acolhimento do novo rei, D. Pedro, fazem-no partir de novo para o Brasil onde passa os últimos anos da sua vida.
VIDEO: Widescreen 1.66:1 anamórfico; AUDIO: Português Dolby Digital 2.0; LEGENDAS: Português / Espanhol / Francês / Inglês / Italiano
OPÇÕES ESPECIAIS: Padre António Vieira: depoimento Prof. Dr. João Marques / Manoel de Oliveira e Lima Duarte no Herman Sic e no Jornal da Noite / Antestreia / Sermões e cartas no filme / Trailer / Imagens / DVD-ROM (Sermões e cartas no filme (em texto), ficha técnica e artística, fotos, dossier de imprensa, site oficial)
DISCOS/LADOS: 1 disco de 1 lado
ESTÚDIO: Gémini Films / Plateau Productions / RTP / Wanda Films S.L. / Wanda Visión S.A.
Madragoa Filmes
DISTRIBUIÇÃO: Atalanta Filmes
"Porto da Minha Infância" (2001 - 62m)
SINOPSE - «PORTO DA MINHA INFÂNCIA é um documentário que o Produtor Paulo Branco me convidou para fazer sobre a cidade do Porto, para a PORTO 2001 CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA.
Um documentário sobre o PORTO em 2001 era impossível agora, com a cidade em obras, e é cousa que poderei fazer depois. O que, por outro lado, foi bom, porque me proporcionou a oportunidade de evocar o Porto da minha infância, graças a algumas das minhas memórias, as mais simples e as mais ligadas à cidade. Considero o filme um documentário, embora tenha sido obrigado a algumas reconstituições, para que não ficasse reduzido a um álbum de fotografias. Finalmente, trata-se de certas recordações dum tipo de vida e de imagens de uma época passada que, embora relacionadas comigo, não constituem uma auto-biografia.»
Manoel de Oliveira, Porto, Agosto de 2000
REALIZADOR: Manoel de Oliveira
INTÉRPRETES: Maria de Medeiros, Leonor Silveira, Leonor Baldaque, Jorge Trepa, Ricardo Trepa, Manoel de Oliveira, José Wallenstein, Rogério Samora, Nelson Freitas, Jorge Loureiro, António Costa.
VIDEO: Widescreen 1.66:1 anamórfico; AUDIO: Português Dolby Digital 2.0; LEGENDAS: Inglês / Francês / Italiano
OPÇÕES ESPECIAIS: "Por Outro Lado", um programa de Ana Sousa Dias, RTP (58') / Depoimento de Manoel de Oliveira na estreia / Trailer / Cartaz / Fotos / Filmografia de Manoel de Oliveira
DISCOS/LADOS: 1 disco de 1 lado
ESTÚDIO: CNC / Porto 2001 / Gémini Films / RTP/ Atalanta Filmes / Madragoa Filmes; DISTRIBUIÇÃO: Atalanta Filmes
"Pack Manoel de Oliveira" (2001/3 - 289m)
- Porto da Minha Infância
- O Princípio da Incerteza
- Um Filme Falado
VIDEO: Widescreen 1.66:1 anamórfico / Widescreen 1.85:1 anamórfico; AUDIO: Português Dolby Digital 2.0
LEGENDAS: Várias; OPÇÕES ESPECIAIS: Várias
DISCOS/LADOS: 3 discos de 1 lado
ESTÚDIO: CNC / Porto 2001 / Gémini Films / France 2 Cinéma / Mikado Film S.r.l. / Radiotelevisão Portuguesa / Atalanta Filmes / Madragoa Filmes
DISTRIBUIÇÃO: Atalanta Filmes
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial