sábado, 31 de outubro de 2020

João César Monteiro

"Curtas de João César Monteiro" (1969/75 - 187m)

SINOPSE - OS QUATRO PRIMEIROS FILMES

- Sophia de Mello Breyner Andresen (1969)

- Quem Espera por Sapatos de Defunto Morre Descalço (1970)

- Fragmentos de um Filme-Esmola (1972)

- Que Farei Eu com Esta Espada? (1975) 

REALIZADOR: João César Monteiro

VIDEO: Standard 1.37:1 [4:3] Preto e branco

AUDIOPortuguês Mono

LEGENDASPortuguês / Francês / Inglês

OPÇÕES ESPECIAISEntrevistas: Maria Velho da Costa, Luís Miguel Cintra, Henrique Espírito-Santo, Jorge Silva Melo / Entrevista audio a JCM / Desenho de João Rodrigues
. Quem Espera... de Manuela de Freitas / Fotos / Filmografia / DVD-ROM

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado

ESTÚDIOICAM / Radiotelevisão Portuguesa / Madragoa Filmes

DISTRIBUIÇÃOAtalanta Filmes


"Veredas" (1978 - 116m)

SINOPSE: Um percurso poético ao coração de Portugal. Eles eram dois. Um homem e uma mulher que se encontram e desceram de Trás-os-Montes até ao mar. Lendas e penhascos, sons e rostos, terras e provações. Eles eram dois, porque o homem não conhece percurso solitário. Por este filme passa uma melopeia de um país que tem uma longa história de oito séculos. 

REALIZADOR: João César Monteiro 

INTÉRPRETES 
Manuela de Freitas, Luís de Sousa Costa, Francisco Domingues, Carmen Duarte, Margarida Gil, Sílvia Gomes Ferreira, João Guedes, Antonio Mendes, João César Monteiro.

VIDEOStandard 1.37:1 [4:3]

AUDIOPortuguês Mono

LEGENDASPortuguês, Francês, Inglês

OPÇÕES ESPECIAISCurtas-Metragens: A Mãe, Os Dois Soldados, O Amor das Três Romãs; Entrevistas: Acácio de Almeida, Henrique Espírito-Santo Fotos / Cartaz / Filmografia / DVD-ROM

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado

ESTÚDIOInstituto Português de Cinema / Madragoa Filmes

DISTRIBUIÇÃOAtalanta Filmes

"Silvestre" (1982 - 118m)

SINOPSE - A história do filme é tirada de dois romances portugueses tradicionais: A Donzela que Vai à Guerra (Séc. XV?), de origem judaica peninsular e de uma novela, A Mão do Finado, transmitida pela tradição oral que faz parte do ciclo do Barba Azul. D. Rodrigo tem duas filhas, uma legítima e outra bastarda, Sílvia e Susana. Sentindo-se velho e sem herdeiro varão, D. Rodrigo decide casar Sílvia com um nobre rico, D. Paio, seu vizinho, com o propósito de assegurar o alargamento dos seus domínios. Depois de uma visita rápida do noivo, que é um comilão de saias, D. Rodrigo parte para a corte, a fim de convidar o Rei para a boda. À despedida, recomenda às filhas que não abram a ninguém as portas do solar. Um dia, aparece um peregrino que pede guarida e Sílvia, desobedecendo às ordens do pai, acaba por abrir-lhe a porta.... 

REALIZADOR: João César Monteiro 

INTÉRPRETES: Maria de Medeiros, Teresa Madruga, Luís Miguel Cintra, Jorge Silva Melo, João Guedes, Xosé Maria Straviz, Ruy Furtado, Raquel Maria, Cucha Carvalheiro, Rogério Vieira, Afonso Vasconcelos, Manuela de Freitas, João Perry, José Mário Branco, Hermínio Rebelo, João César Monteiro.

VIDEOStandard 1.37:1 [4:3]

AUDIOPortuguês Mono

LEGENDASPortuguês / Francês / Inglês / Italiano

OPÇÕES ESPECIAISEntrevistas: Acácio de Almeida, Paulo Branco, Maria Velho da Costa, Maria de Medeiros, Vasco Pimentel / Fotos / Cartazes / Filmografia / DVD-ROM

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado

ESTÚDIOV.O. Filmes / Madragoa Filmes

DISTRIBUIÇÃOAtalanta Filmes


"À Flor do Mar" (1986 - 143m)

SINOPSE - Uma mulher deixa Portugal numa altura em que este nada tem para oferecer. Regressa um ano depois à casa de verão à beira mar. É uma casa isolada, mal protegida da confusão que paira no exterior. Segundo a revista "Positif", o filme "aperfeiçoa o estilo contemplativo e melancólico de Monteiro, com algum do seu sarcasmo". 

REALIZADOR: João César Monteiro 

INTÉRPRETES: Laura Morante, Philip Spinelli, Manuela de Freitas, Teresa Villaverde, Georges Claisse, Sérgio Antunes, Rita Figueiredo, Conceição Senna, Haddy Moss, João César Monteiro.

VIDEOStandard 1.37:1 [4:3]

AUDIOPortuguês Mono

LEGENDASPortuguês / Francês / Inglês / Italiano

OPÇÕES ESPECIAISEntrevistas: Acácio de Almeida, Vasco Pimentel, Joaquim Pinto, Teresa Villaverde / Sobre a Obra de JCM: Margarida Gil, Otar Iosseliani / Primeiro Final / Trailer TV / Fotos / Cartaz / Filmografia / DVD-ROM

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado

ESTÚDIOTobis Portuguesa / Gémini Films / Madragoa Filmes

DISTRIBUIÇÃOAtalanta Filmes


"Recordações da Casa Amarela"  (1989 - 120m)

SINOPSE. Lisboa, 1989: Um pobre-diabo de meia idade vive no quarto de uma pensão barata e familiar, na zona velha e ribeirinha da cidade.
Atormentado pela doença, e por vicissitudes de ordem vária, o idiota, que se alimenta de Schubert e, quiçá, de uma vaga cinéfila como forma de resistência à miséria, é posto no olho da rua, após tentativa fruste contra o pudor da filha da dona da pensão.

Sozinho, e privado de quaisquer recursos, vê-se confrontado com a dureza do espaço urbano, e é internado num hospício, de onde sairá por ponderada decisão de homem livre, para cumprir uma missão "rica e estranha" que lhe é indicada por um velho amigo, doente mental como ele: "Vai, e dá-lhes trabalho!".

E aqui para nós, a rir a rir, algum tem dado... 

REALIZADOR: João César Monteiro 

INTÉRPRETES: João César Monteiro, Manuela de Freitas, Ruy Furtado, Teresa Calado, Duarte de Almeida, António Terrinha, Violeta Sarzedas, Madalena Lua, João Pedro Bénard, Sabina Sacchi, Inês de Medeiros, Manuel Gomes, Maria Ângela de Oliveira.

VIDEOStandard 1.37:1 [4:3]

AUDIOPortuguês Mono

LEGENDAS: Português / Francês / Inglês / Italiano / Espanhol

OPÇÕES ESPECIAISCurta-Metragem: Conserva Acabada (12’) / Entrevistas: Luís Miguel Cintra, Joaquim Pinto, João Pedro Bénard, Vasco Pimentel /  Sobre a obra de JCM: Manuel Graça Dias, Fernando Lopes, Gérard Castello-Lopes, António Escudeiro, Alberto Seixas Santos / Prémio em Veneza / Festival de Tróia / Participações como actor / Trailer / Fotos / Cartaz / Filmografia / DVD-ROM

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado

ESTÚDIOInvicta Filmes / Madragoa Filmes

DISTRIBUIÇÃO: Atalanta Filmes


Último Mergulho" (1992 - 85m)

SINOPSE: O que o jovem Samuel (Dinis Neto Jorge) fazia àquela hora da noite no cais deserto, nunca se saberá ao certo.

De facto, quando o senhor Eloi (Henrique Canto e Castro), um velho marinheiro reformado, o abordou ele olhava fixamente as águas do Tejo. Cansado que estava dos seus dias, o senhor Eloi não podia ter deduzido de outro modo: Samuel estava ali para pôr cobro à vida.

E quando Samuel, o convida para partilhar com ele o último mergulho, Eloi, in extremis, impede-o de se atirar ao rio, e dado que o céu pode esperar, leva-o a dar uma volta pela cidade.

Os dois personagens partem, então, para duas longas noites de errância, durante as festas de S. António.

Num night club encontram Esperança (Fabienne Babe) uma prostituta muda, filha de Eloi e duas outras raparigas da vida. Rosa Bianca (Francesca Prandi) e Ivone (Rita Blanco).

A amizade que se estabelece entre eles é selada numa pensão de má nota. O jovem Samuel descobre o amor. O Tejo já não o inspira, doravante prefere os encantos de Esperança.

Finalmente Eloi atira-se ao Tejo; Rosa Bianca regressa à terra natal num barco Russo, Ivone continua o seu fadário. Esperança e Samuel encontram-se num mundo idílico. "Lá-bas je ne sais ou". 

REALIZADOR: João César Monteiro 

INTÉRPRETES: Fabienne Babe, Canto e Castro, Francesca Prandi, Rita Blanco, Dinis Neto Jorge, Catarina Lourenço, Luís Miguel Cintra, Teresa Roby, André Engel, Ana Vaz da Silva, Ana Paula, João César Monteiro.

VIDEOStandard 1.37:1 [4:3]

AUDIOPortuguês Mono

LEGENDAS: Português / Francês / Inglês

OPÇÕES ESPECIAISEntrevistas: Fabienne Babe, Paulo Branco, Henrique Canto e Castro, Fabrice Revault d'Allonnes; Trailer TV; Fotos; Cartaz; Filmografia; DVD-ROM

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado

ESTÚDIOLa Sept Cinéma; Radiotelevisão Portuguesa; Madragoa Filmes

DISTRIBUIÇÃOAtalanta Filmes

A Comédia de Deus" (1995 - 165m)

SINOPSE - Os dias do senhor João de Deus decorrem sem grandes sobressaltos, divididos entre o seu trabalho no "Paraíso de Gelado" onde, a contento de todos, desempenha as funções de encarregado e de inventor da especialidade da casa, o famoso gelado "Paraíso", que faz as delícias da clientela, e a sua casa, onde, paralelamente aos trabalhos domésticos, ocupa as suas horas de ócio, quase sempre solitárias, a coleccionar pentelhos femininos, num precioso album a que chama "Livro dos pensamentos". 

REALIZADOR: João César Monteiro 

INTÉRPRETES: Cláudia Teixeira, João César Monteiro, Manuela de Freitas, Raquel Ascensão, Gracinda Nave, Patrícia Abreu, Saraiva Serrano, Maria João Ribeiro, Bruno Sousa, Ana Reis, Maria Ester Caldeira, Rui Luís, Dinis Neto Jorge, Glicínia Quartin, Sandra Figueiredo, Sofia Costa, André Gago.

 VIDEOWidescreen 1.66:1 anamórfico

AUDIOPortuguês Mono

LEGENDAS: Português / Francês / Inglês / Espanhol / Italiano

OPÇÕES ESPECIAISCurtas-Metragens: Lettera Amorosa, Passeio com Johnny Guitar, Bestiário ou o Cortejo de Orfeu; JCM sobre A Comédia de Deus / Entrevistas: Mário Barroso, Jean Douchet, Fernando Cabral Martins, Joaquim Pinto, Cláudia Teixeira / Trailer (versão longa/versão curta) / Prémios em Veneza / A Estreia / Fotos / Cartazes / Filmografia / DVD-ROM (com carta de Abbas Kiarostami)

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado

ESTÚDIOG.E.R. / Mikado Films / Pierre Grise Productions / Zentropa Entertainments
Madragoa Filmes

DISTRIBUIÇÃOAtalanta Filmes


"Le Bassin de J.W." (1999 - 134m)

SINOPSE: Após uma representação do mistério Coram Populo, que antecede Inferno de August Strindberg, o encenador da peça (Jean de Dieu) encontra a dormitar num bote, que integra um dos cenários (a Terra), um sósia do actor que incarnou a figura de Deus (Max Monteiro). O intruso diz chamar-se Henrique e apresenta-se como um lobo-do-mar na reforma, ocasionalmente de passagem, antes de tentar realizar um velho sonho em que o seu ídolo de infância, John Wayne, mexe maravilhosamente a bacia no Pólo Norte... 

REALIZADOR: João César Monteiro 

INTÉRPRETES: Hugues Quester, Pierre Clémenti, Joana Azevedo, Jean Watan, João César Monteiro, Manuela de Freitas, Graziella Delerm, Luís Pavão, Alexandre Melo, Myriam Szabo, Pipo Tartaglia, Marie Makhanko, Inês Barros, Sofia Sousa.

 VIDEOWidescreen 1.66:1 anamórfico

AUDIOPortuguês Dolby Surround

LEGENDASPortuguês / Francês / Inglês / Espanhol

OPÇÕES ESPECIAIS. Entrevistas: Hugues Quester, Jean-Claude Laureux, Fabrice Revault d’Allonnes / Sobre a Obra de JCM: Dominique Païni, Jean-Michel Frodon, Manuel Gusmão
. Entrevista audio a JCM / Trailer / Carta de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet / Fotos / Cartaz / Filmografia / DVD-ROM

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado

ESTÚDIOFábrica de Imagens / Euripide Productions / Madragoa Filmes

DISTRIBUIÇÃOAtalanta Filmes


"As Bodas de Deus" (1999 - 150m)

SINOPSE - Tudo parece perdido.

É então que num velho parque solitário e gelado, duas sombras se encontram: a de Deus e a de um Enviado de Deus.

O Enviado de Deus dá ao vadio (estado provisório do pobre João de Deus) uma mala cheia de dinheiro. Missão cumprida, o Enviado vai à vida. Debaixo da árvore à beira do lago, João conta as pápulas. A água silente do lago é perturbada pela queda de um corpo. Ouvido o que se passou, vai João ver o que se passa. A jovem Joana está prestes a afogar-se. João atira-se à água e da água retira Joana. Ministrados os primeiros e tão prontos socorros, João transporta a inanimada para um convento de freiras. Que confiança! Que aventurança!

Volta ao parque para recuperar o dinheiro contido na mala. Felizmente, àquela hora do dia, os viandantes não viandavam.

Rico como Cresus, João regressa ao convento para se inteirar do estado de saúde de Joana e para, graças à sua esplêndida situação financeira, melhorar a vida do convento e a vida de Joana.

Esta serve numa creche aberta pela paróquia da aldeia, meu velho Couperin. Na boa companhia da madre Bernarda, superiora do convento, João de Deus visita Joana que, sem comer as crianças, serve alegremente no refeitório. João de Deus almoça com a madre Bernarda: cozido à portuguesa, tintamente regado.

Após a santa ingestão, conversação com Joana à beira-mar. João de Deus encontra uma romã na areia. Corta a romã irmamente e oferece a Joana uma das metades. Longo silêncio. É tudo.

Pousada de Santa Isabel em Estremoz. No quarto de João de Deus, tornado Barão de Deus, uma jovem malabarista exercita-se sem amor com três laranjas. Tanto pior!

Na cozinha do hotel, o Barão ajuda o velho pasteleiro a inscrever uma palavra gentil num bolo especialmente concebido para uma misteriosa Princesa que passa por ser o grande amor do Príncipe Omar Raschid, magnate do petróleo e jogador inveterado.

Omar Raschid e João de Deus encontram-se no bar do hotel e ficam amigos. Decidem jogar uma partida de poker no palácio da Quinta do Paraíso, uma propriedade adquirida por João de Deus nos arredores de Lisboa. Omar Raschid chega ao palácio, acompanhado pela Princesa, a bela Elena Gombrowciz, presumivelmente de origem polaca.

Disputada a partida de poker, Omar Raschid perde uma soma importante. É então que Elena manifesta o desejo de ser tirada à sorte. João de Deus ganha a Princesa e Omar Raschid, tendo o seu fatal destino traçado, despede-se do amor e da vida. Bom repouso.

Com o duplo propósito de divertir a Princesa e de perturbar a paz podre do país, o Barão de Deus aproveita uma récita da "La Traviata" de Verdi, no teatro de São Carlos, para lhe conferir uma dimensão orgíaca, com ressonâncias fortemente libertárias.

Depois de tão intensas emoções é desumano que o acto nupcial entre o Barão e a Princesa não chegue a consumar-se: João confessa a Elena onde guarda o dinheiro e, exausto, adormece entre os seus seios. Erro fatal. Horror, horror!

João de Deus acorda pela manhã com bestiais apetites. Demasiado tarde. Descobre que Elena desapareceu, levando todo o seu dinheiro e, pior do que isso, sem deixar pentelho.
Como uma desgraça nunca vem só, uma patrulha da Guarda Republicana, coadjuvada por uma matilha de pastores alemães, vasculha a pente fino a propriedade e, num picadeiro, desencanta um verdadeiro arsenal de guerra.

João de Deus, evidentemente suspeito, é algemado e conduzido sob escolta, até um gabinete da Polícia Judiciária, onde é submetido a um interrogatório. É enclausurado em regime de prisão preventiva num asilo psiquiátrico que, aliás, conhece razoavelmente bem. Após uma entrevista com o Director da instituição, um velho conhecido para quem o seu dossier é familiar, dá-se conta, uma vez mais, que ninguém acredita na proveniência da divina fortuna. De resto, ele também não...

No espaço arquitectónico circular em que é fechado, julga rever o Enviado de Deus, mas este não o reconhece ou, o que vem a dar ao mesmo, finge não o reconhecer. Diz a João de Deus que é o Cristo depois da Ascensão e nega ter-lhe dado dinheiro.

No tribunal, diante dos juizes, João de Deus comete um acto de desobediência e declara-se inocente, mau grado os seus pecados. É condenado a uma pena de cadeia, durante a qual recebe a visita de Joana.

Purgada escrupulosamente a pena, Joana espera João de Deus à saída da prisão. Partem. Joana anuncia o fim da comédia.

João César Monteiro 

REALIZADOR: João César Monteiro 

INTÉRPRETES: José Airosa, Joana Azevedo, Luís Miguel Cintra, Manuela de Freitas, Jean Douchet, Rita Durão, Fernando Heitor, João Listz, João César Monteiro, José Mora Ramos, Ana Velazquez.

VIDEOWidescreen 1.66:1 anamórfico

AUDIOPortuguês Dolby Surround

LEGENDAS: Português / Francês / Inglês / Espanhol

OPÇÕES ESPECIAISEntrevistas: Paulo Branco, Rita Durão, Joaquim Pinto / Sobre a obra de JCM: Jean Douchet, Eduardo Lourenço, Fernando Cabral Martins, Vicente Molina Foix / Trailer / Fotos / Cartaz / Filmografia / DVD-ROM

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado

ESTÚDIOICAM / Gémini Films / Radiotelevisão Portuguesa / Madragoa Filmes

DISTRIBUIÇÃOAtalanta Filmes


"Branca de Neve" (2000 - 75m)

SINOPSE - «O soluço é a melodia da tagarelice walseriana. Revela-nos de onde vêm os seus preferidos. Da loucura, e de mais nenhuma parte. São personagens que atravessaram a loucura e é por isso que permanecem de uma superficialidade tão dilacerante, tão totalmente inumana, imperturbável. Se quisermos designar numa palavra o que têm simultaneamente de engraçado e terrível, podemos dizer: estão todos curados. Claro que não saberemos nunca qual foi o processo dessa cura, a menos que ousemos debruçar-nos sobre a sua Branca de Neve.»

Walter Benjamin

Robert Walser retoma o conto onde Grimm o deixou. As personagens, na mão do poeta, permitem-se tudo, mesmo fazer uma careta à lenda.

Que imprudente ideia, a do príncipe, ter interrompido Branca de Neve no melhor dos sonos e, com um beijo que ela negará sempre, retirá-la do caixão de vidro para a restituir à vida, isto é, à carne, e arrogar-se direitos sobre ela.

Neste "dramolote", Walser está ainda mergulhado nos conflitos da infância. Nota-se aqui quando o pai é inexistente. É sempre com a mãe, ou a madrasta, que a heroína se deve confrontar.

Se Branca de Neve deseja morrer ou regressar ao país dos seus anões, é porque não está convencida da boa-fé da rainha. A sua madrasta não quis envenená-la? Quando Branca de Neve, salva pelo príncipe, voltou à vida, a rainha, graças aos seus beijos, não incitou, acto contínuo, o caçador a apunhalá-la?

E eis o príncipe e a jovem, tão pura quanto o seu nome indica, - o qual evoca para nós a morte de Walser na neve - aterrorizados por uma cena bestial entre a rainha e o caçador. O homem está deitado sobre a mulher e as suas atitudes parecem aos dois inocentes uma brutalidade espantosa. O amor será isto? Uma luta encarniçada?

Beijos envenenados, amor e crime intimamente imbricados, é absolutamente imprescindível corrigir o conto de Grimm. A mãe, madrasta, não pode ser tão malvada, seria insuportável. Mas Branca de Neve deve aprender que amor e ódio não estão nunca muito afastados. Ela compreende. Julgava-se - como Robert - "ferida, expulsa, perseguida, odiada". Era apenas tonta e agora tudo acaba em bem. Branca de Neve escolheu ser feliz.

Por que preço? O dilema é quase hamletiano: a afirmação da pequenez do sim, implica a renúncia à grandeza do não. Os derradeiros flocos de neve derretem-se ante o triunfo dos raios solares. O mundo social não hospeda o mundo mítico.

Le bonheur n'est pas gai.

Ó noite, coberta pelo teu manto de lua: a neve, a neve ainda?

Marie-Louise Audiberti/João César Monteiro 

REALIZADOR: João César Monteiro 

INTÉRPRETES: Maria do Carmo Rôlo, Ana Brandão, Reginaldo da Cruz, Luís Miguel Cintra, Diogo Dória, João César Monteiro.

VIDEOStandard 1.37:1 [4:3]

AUDIOPortuguês Dolby Surround

LEGENDASPortuguês / Francês / Inglês

OPÇÕES ESPECIAISEntrevistas: Mário Barroso, Paulo Branco, Manoel de Oliveira / Sobre a Obra de JCM: Mário Vieira de Carvalho, João Bénard da Costa, Luís Miguel Oliveira, Jean Narboni, Enrico Ghezzi, João Mário Grilo, Vítor Silva Tavares / Entrevista a JCM / Trailer / A Estreia / Cartoon Augusto Cid / Cartaz / Filmografia / DVD-ROM

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado

ESTÚDIOICAM / Radiotelevisão Portuguesa / Madragoa Filmes

DISTRIBUIÇÃOAtalanta Filmes


"Vai e Vem" (2003 - 175m)

SINOPSE: João Vuvu, viúvo, sem família, à excepção de um filho que se encontra a cumprir pena de prisão por duplo homicídio e assalto a um banco à mão armada, vive sozinho em casa própria, ampla, soalheira e indiciadora de apreciável abastança, num bairro antigo de Lisboa, situado no sopé do Monte Olivete.
Pouco ou nada sociável, o senhor João Vuvu efectua diariamente o seu passeio no autocarro nº 100, repetindo infatigavelmente o mesmo trajecto: no sentido ascendente entre a praça das flores e o jardim do Príncipe Real e, no sentido descendente, até ao ponto de partida e subsequente regresso a casa. Apenas alguns acidentes de percurso podem episodicamente alterar este quotidiano que parece corresponder à vontade de isolamento do protagonista, à assunção de um exílio que o torna relapso a qualquer aproximação social.
A casa, onde livros e discos são as únicas companhias de João Vuvu, começa a requerer urgentemente os préstimos de uma mulher-a-dias que, com um mínimo de qualificações, teima em não aparecer.
A saída do filho da prisão e a decepção que o seu desejo de regeneração provoca no pai, irá desencadear uma série de sombrios acontecimentos em que a índole criminosa do protagonista se manifesta e o condena a um destino definitivamente fora da lei e a comunidade. Salvaguardadas as devidas diferenças, duas referências cinematográficas marcantes: The fatal glass of beer de W.C. Fields e Monsieur Verdoux de Charles Chaplin. 

REALIZADOR: João César Monteiro 

INTÉRPRETES: João César Monteiro, Rita Pereira Marques, Joaquina Chicau, Manuela de Freitas, Ligia Soares, José Mora Ramos, Rita Durão, Maria Do Carmo Rôlo, Miguel Borges, Rita Loureiro, Ana Isabel Strindberg, Tiago Diaz, Ana Brandão, Rui Luís, Suzana Borges, Sofia Lima, Cláudia Almedia, Mário Barroso, Inês Cordovil, Manuel Quintas.

VIDEOWidescreen 1.66:1 anamórfico

AUDIOPortuguês Dolby Surround

LEGENDASPortuguês, Francês, Inglês; Espanhol

OPÇÕES ESPECIAISEntrevistas: Paulo Branco, Rita Durão, Jean-Claude Laureux, Vítor Silva Tavares; Trailers, Fotos, Cartaz; Filmografia; DVD-ROM

DISCOS/LADOS1 disco de 1 lado

ESTÚDIOMadragoa Filmes

DISTRIBUIÇÃOAtalanta Filmes

"Pack João César Monteiro" (1969/2003 - 1468m)

SINOPSE - INTEGRAL JOÃO CÉSAR MONTEIRO

·  Curtas de João César Monteiro

·  Veredas

·  Silvestre

·  À Flor do Mar

·  Recordações da Casa Amarela

·  O Último Mergulho

·  A Comédia de Deus

·  Le Bassin de J.W.

·  As Bodas de Deus

·  Branca de Neve

·  Vai e Vem 

REALIZADOR: João César Monteiro

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